Em junho, julho e agosto de 2022 o turista que estiver passeando pela Alemanha pode usar um ticket regional de apenas 9 euros com validade de 1 mês. A medida já iniciou dia 01/06, e com isso, os passageiros podem viajar por toda a Alemanha usando toda a rede de transporte público do país, sendo ônibus, bondes, metrôs e trens regionais. Qualquer pessoa pode adquirir o ticket , sejam residentes ou turistas.
1. Onde comprar o ticket?
Os principais pontos de venda do bilhete são no aplicativo BVG Fahrinfo, no site ou app da Deutsche Bahn e máquinas de venda nas estações.
Uma dica é que no aplicativo da Deutsche Bahn, você consegue selecionar apenas os transportes regionais que o ticket é aceito.
2. Quais são os Valores?
O valor do ticket mensal é de 9 euros (R$ 47) ou 27 euros (R$138,26) os três meses
3. Principais regras:
- Alguns trens regionais, operados pelo departamento de transporte de longa distância não estão incluídos no pacote empresas como ICE, IC ou EC.
- O bilhete também não dá direito a levar uma bicicleta (para isso deve-se comprar um bilhete de extensão);
- Caso compre pelo aplicativo, o bilhete leva o nome do comprador, não sendo transferível;
- Crianças de até seis anos podem viajar gratuitamente;
- Atenção, ao comprar com cartão que não seja em euro o valor incidirá IOF;
- A renovação do bilhete não é automática;
- Algumas balsas em Berlim e Hamburgo também estão incluídas no pacote;
4. Inclusão de trajetos em outros Países.
Em algumas regiões de fronteira coma Alemanha, as empresas locais de transporte público têm acordos com cidades estrangeiras vizinhas. Um exemplo dado pelo jornal DW é a região do extremo sudeste da Baviera oferece a comutação para as proximidades de Salzburgo, na Áustria; e a cidade de Aachen, no extremo oeste da Alemanha, mantém parceria com municípios belgas e holandeses. Esses acordos permanecem válidos para os bilhetes de 9 euros.
5. Redução no combustível
Haverá também preço reduzido na gasolina para o viajante que preferir alugar um carro, a previsão é o preço do litro da gasolina reduzir em quase 0,30 euro, e em 0,14 euro o do diesel.
Mas atenção, o transporte é publico então não há possibilidade reservar assentos, e muitos alemães têm reclamado de lotações nos trens, o tempo de duração da viagem e as baldeações também são longas, então é sempre bom analisar o trajeto e verificar se as companhias aéreas de low coast como Easyjet oferecem preço e tempo de viagem mais atraente.
E aí, tem coragem de conhecer a Alemanha apenas com o transporte regional?