Dresden foi uma das cidades mais atingidas da Alemanha na Segunda Guerra Mundial, com ajuda de milhares de voluntáriois, conseguiu se reerguer e hoje há poucos resquícios da época. O local é rico em histórias com uma natureza exuberante, há opções de escalada e trilhas, a maioria gratuita, recomendamos o transporte de carro, pois os locais são distantes uns dos outros, mas há também opções de transporte público.
- Gautschgrotte em Hohnstein:
A trilha inicia-se em uma estrada de pedra ao lado de sorveteria e é muito bem sinalizada, também tem opção para escalada. Para se guiar nas trilhas você pode utilizar o google Maps ou Wiclock, a trilha possui pouca subida e a gruta fica em um pequeno desvio, meio escondido. É enquadrado por uma face rochosa de 18 m de altura.
Dados da Trilha:
- Distancia: 6 Km
- Média de caminhada: 2 Horas
- Autoguiada
- Gratuíto
De transporte publico:
Na estação principal de Dresden, depois de S-Bahn para Pirna e depois de ônibus 237 para Hohnstein.
- Honigsteine – Forststeig Elbsandstein
A rota é autoguiada e permite que os visitantes, de abril a outubro caminhem por vários dias pelas florestas na fronteira entre a República Federal da Alemanha e a República Tcheca, além das fronteiras e longe dos assentamentos. No caminho, tem restaurante em um dos picos é possível pernoitar em cabanas de trekking e custa 10 euros por pessoa.
- Dados da Trilha:
- Distancia: 7 Km
- Média de caminhada: 3 Horas
- Autoguiada
- Gratuíto
- De transporte publico:
Forststeig Elbsandstein é acessível por transporte público. O passeio de trekking começa na estação de trem de Schöna e termina na estação de trem do Parque Nacional Bad Schandau, para informações de horários e trechos: VVO Serviço de transportes
- Herkulessäulen – Bielatal
Uma caminhada até as torres rochosas perto de Rosenthal-Bielatal, ideal para quem curte trilha e escalada, o local possui diversas formações rochosas, com a mais famosa chamada Colunas de Hércules com as suas cabeças de cume salientes, o local possui estacionamento ao ar livre gratuíto.
- Dados da Trilha:
- Distancia: 6 Km
- Média de caminhada: 2 Horas
- Autoguiada
- Gratuito
De transporte publico:
A partir de Koenigstein pegue o ônibus 242/245.
- Pravčická brána – Hrensko, República Tcheca
O Portão de Pravčice é o maior portão de pedra natural do continente europeu e fica em Hřensko na República Tcheca, divisa com Dresden (Alemanha). A rocha é resultado de milhões de anos de intemperismo em uma parte menos resistente do maciço rochoso, formado por arenitos. Há estacionamento gratuito no ínicio da trilha. O horário de funcionamento é Abril a Outubro Diariamente: 10h00 – 18h00 e de Novembro a Março Sábado, Domingo: 10h00 – 16h00.
- Dados da Trilha:
- Média de caminhada:1 Hora
- Autoguiada
- Preço: Adultos 95 CZK ou 4 EUR
De transporte publico:
O ônibus no centro de Dresden chamado: Dresden Hauptbahnhof (860) passa duas vezes ao dia e tem duração em média de 1 hora de viagem, após chegar no local é necessário andar mais 5.8 km até o início da trilha. Há tambbém opção de trem sendo oS1 em direção a Schöna Bahnhof. (mais informações aqui)
- The Bastion Bridge – Suíça Saxônia, Alemanha
Localizada no Parque Nacional da Suíça Saxônica alemã, em menos de 1 hora de Dresden, há uma vista panorâmica sobre as montanhas e a ponte de 76,5 metros.O passeio é gratuíto, mas caso você queira conhecer em Felsenburg Neurathen há uma taxa de entrada de 2,50 EUR. Há também um restaurante com vista panorâmica e preço acessível. Não há horários de abertura ou fechamento. Você pode visitar as famosas Bastei em qualquer época do ano. Há muitas rotas para caminhadas ao redor de Bastei. O mais recomendado é o Bastei-Hike de Wehlen via Bastei para Kurort Rathen. Nesta trilha, você pode explorar muitos pontos turísticos, como as ruínas do castelo Stadt Wehlen, a Ponte Bastei e a chamada Schwedenlöcher.
- Distancia: 2 Km
- Média de caminhada: de 30 minutos a 1 hora
- Autoguiada
- Preço: Gratuito
De transporte publico:
Direto de Dresden, o trem S-Bahn 1 na direção Bad Schandau, que fica a 7 km do parque, o trem sai a cada 30 minutos.
Gostou das dicas?
Espero que esse guia ajude na sua viagem para Dresden, além de conhecer diversas trilhas ainda tem a opção de conhecer outro País gastando pouco.