Você já cometeu esses 5 erros no trekking?

Ultimamente acompanhamos notícias trágicas de amadores que se arriscam nas trilhas e não voltam. Quando pensamos em trilhas de longas distâncias o preparo e conhecimento podem evitar grandes tragédias. Os seguintes erros listados a baixo são bem comuns, você sabe como evita-los?

Trekking é uma prática de esporte de longas distâncias, onde há necessidade de acampamento, cada trilha possui um grau de dificuldade, dependendo do terreno do local, isso exige do explorador um certo conhecimento para  os  contratempos que podem ocorrer.

Navegação e orientação

gps trilha

A navegação é o mais importante em trilhas de longa distância, no Brasil a atenção precisa ser redobrada, pois a maioria das trilhas não possui muitas placas de sinalização. Com o crescente interesse nos esportes outdoor, há muitos casos de pessoas que se perderam nas trilhas tendo a necessidade de chamar o resgate. 

Como pode ser evitado:

  • GPS em resumo é um sistema guiado por satélite, que fornece sua posição geográfica, nele você pode baixar tracklogs de pessoas que já fizeram o percurso, não precisa de internet de operadoras e a bateria tem longa duração.
  • Aplicativos como Wikiloc e Strava, que utilizam o sistema do GPS do celular em conjunto com a internet móvel, que possui percursos gravados pelos seus usuários, e gravaram o caminho, ai é só baixar a trilha do seu interesse e Let’s go! Há a opção de utilizar os mapas offline através do serviço pago. 
  •  ter um conhecimento prévio do terreno e topografia, divulgados em relatos, análise utilizando a bússola e a carta topográfica;

Ausência de equipamentos

Equipamentos de trilha

Campeão em protagonizar perrengues, a ausência dos equipamentos certos para trilhas de longas distâncias podem trazer consequências graves. Há equipamentos indispensáveis que podem te ajudar a evitar possíveis problemas, são eles:

  • Kit primeiros-socorros completo desde medicamentos até manta térmica, previne muitas causas de acidentes rotineiros desde ferimentos leves até hipotermia. Caso tenha dúvida sobre como montar o seu, neste post fizemos uma lista dos principais medicamentos;
  • Lanterna, “há mas vai ser só um bate-volta” e é assim que o perrengue acontece. A navegação durante a noite é difícil e perigosa, além do ambiente, ficar muito parecido devido às árvores,  você pode percorrer um caminho direto para um barranco. Leve sempre a lanterna no bolso;
  • Barraca inadequada, cada barraca possui sua funcionalidade, muitas pessoas utilizam barracas de modelo Iglu para ambientes de alta exposição ao vento, podendo resultar em varetas quebradas, condensação, entre outros perrengues que podem acabar com seu descanso;
  • Kit de sobrevivência pode te ajudar com perrengues: furos na barraca, sola da bota soltando, tratamento de água. Em resumo esse Kit pode te salvar de perrengues bem rotineiros. Aprenda a fazer aqui.   

Subestimar a previsão do tempo

Chuva na trilha

Quem nunca ouviu um: “O clima ta meio feio, mas dá para ir”. A maioria dos acidentes ocorre nos tempos chuvosos e com neblina, verão é a época do ano mais propícia para acontecer desastres, desde cabeça d’água em cachoeiras,  terrenos escorregadios, deslizamentos e raios, propiciam grandes fatalidades em trilhas. 

Como pode ser evitado:

respeitando a temporada de abril e setembro, são os meses que as temperaturas estão mais equilibradas e o volume das águas menor, entre em contato com a sede do parque, geralmente eles informam como esta o clima na região, e claro acompanhe o tempo nos sites adequados.  

Ausência de água e alimentação adequada

água trilha

Levar a quantidade de água adequada é indispensável, travessias como Marins X Itaguaré exigem boa quantidade de água, pois o acesso a fontes é limitado e além da hidratação é necessário para cozinhar, lembre-se de levar equipamentos leves porque a água ocupa grande parte do peso, o Clorin também é essencial na purificação da água retirada do ambiente. 

Esqueça alimentos ricos em sódio, o miojo, por exemplo, vai causar muita sede, fazendo você beber mais água do que de costume. Alimentos como frutas Carboidratos como arroz pré pronto, proteínas, cereais e nozes vão te ajudar na recomposição do corpo e proporcionar uma recuperação mais rápida para o dia seguinte.

Vestimentas inadequadas

Trekking tênis

Roupas adequadas para cada ambiente é indispensável, é o que pode evitar uma hipotermia, além de deixar o corpo eliminar o suor e evitar queimaduras, procure também por casacos impermeáveis com corta-vento serão muito úteis, óculos escuros e boné também são indispensáveis se o clima estiver muito quente. 

Calçados tem importância máxima, e devem ser específicos para caminhada em terrenos acidentados, lembre-se que resistência, tração e estabilidade para o tornozelo deve ser considerado na compra. 

Extra: Respeite o meio ambiente

Enfim, não deposite seus dejetos próximo ao leito dos rios, use Shit-Tube, não compactue com guias que exercem turismo de massa no meio ambiente, respeite as espécies.

E aí, já cometeu um desses erros? Compartilhe com seus amigos para saber se já cometeram o mesmo erro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Latest Article
Sponsor
Sponsor
Discount up to 45% for this road trip this month.
Keep Reading

Related Article

Bussola

Como começar a fazer trilha?

Planejar sua primeira trilha pode te afastar de muitos problemas, é comum ver iniciantes que por não conhecerem a dificuldade do caminho e esforço físico,